A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), aderiu à Prova Nacional Docente (PND). Com isso, a participação no exame passa a ser requisito obrigatório para os profissionais que desejarem participar dos futuros Processos Seletivos Simplificados destinados à contratação temporária de professores e à formação de cadastro de reserva para a rede municipal de ensino.
A medida foi oficializada por meio do Comunicado nº 01/2026 da SME e busca ampliar a qualidade e a transparência dos processos de seleção de docentes, utilizando uma avaliação nacional como etapa objetiva para ingresso na rede municipal.

Sobre a prova
A PND é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A inscrição para o exame nacional acontece entre os dias 22/6 e 3/7 de 2026, exclusivamente pelo portal do Inep. A aplicação da prova está prevista para o dia 20/9/2026.
Segundo a secretária municipal de Educação, Rejane Penna, a adesão representa um importante avanço para o fortalecimento da educação pública. “A Prova Nacional Docente contribui para tornar os processos de seleção ainda mais qualificados, valorizando a formação dos profissionais e assegurando critérios técnicos para o ingresso na rede municipal”, explica.
A secretária esclarece ainda que serão utilizados exclusivamente os resultados da edição 2026 da PND. Rejane Penna também reforça que a realização da prova não substitui o processo seletivo do município. Após a divulgação dos resultados pelo Inep, a Prefeitura publicará edital próprio com as regras e critérios para contratação dos profissionais.
Para evitar dúvidas no momento da inscrição, a SME divulgou a correspondência entre as áreas avaliadas na PND e os cargos da rede municipal de ensino. A orientação é que os candidatos observem atentamente a prova relacionada à função desejada, respeitando as exigências de formação previstas na legislação vigente.






