Moradores de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, enfrentam uma situação de alerta devido à elevação do nível do Rio Doce. Segundo divulgou a prefeitura, por meio da Defesa Civil, o rio atingiu a marca de 2,14 metros, ultrapassando a cota de inundação, na noite desta segunda-feira (13 de janeiro).
Segundo o município, há previsão é de que o volume continue subindo ao longo da noite e madrugada de terça (14). A situação é resultado das intensas chuvas que atingiram as cabeceiras do rio, provocando a invasão de casas em bairros ribeirinhos como São Tarcísio, Santa Rita (Baixa do Quiabo), Santa Terezinha, São Pedro e São Paulo.
A Defesa Civil emitiu um alerta à população, especialmente aos moradores das áreas ribeirinhas, para que adotem medidas de segurança imediatas, protegendo familiares, animais de estimação e bens materiais. “É fundamental que os moradores estejam atentos e prontos para agir diante dessa situação. Nosso foco é garantir a segurança de todos”, informou o órgão em nota oficial.
Embora as previsões indiquem uma elevação do nível das águas, a Defesa Civil destaca que podem ocorrer mudanças no cenário devido à natureza imprevisível do fenômeno. O órgão segue monitorando a situação e reforça o compromisso de informar a população sobre qualquer alteração.
Os moradores podem obter informações ou solicitar ajuda pelos telefones de emergência 199 e (33) 3279-7436, além de consultar o aplicativo “Rio Doce Alerta”.
O Tempo