A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil realiza ações contínuas para prevenção a danos no período chuvoso. Reuniões da Defesa com as secretarias são constantes, a fim de garantir a segurança da população em áreas de risco através do Plano de Ação.
A equipe da Coordenadoria realiza vistorias preventivas em áreas de risco com o intuito de verificar as condições atuais de áreas já vistoriadas e locais com possibilidades de novas ocorrências, com o objetivo de minimizar os efeitos de deslizamentos de terra, quedas de barrancos e taludes.
Em áreas de encostas, onde ainda não foram executadas obras de contenção tipo muro de arrimo, está previsto a colocação de lonas e há a orientação aos moradores para acionamento da Defesa Civil, caso apresente qualquer sinal de possíveis deslizamentos tipo: inclinação de árvores, postes, cercas e trincas em paredes.
Quanto aos riscos de enchentes, a Defesa Civil através das informações meteorológicas, monitoramento do volume de chuvas, assim como as informações repassadas pela Cemig UHE Peti das vazões de afluência (entrada) e defluência (saída) no período chuvoso (outubro a março) serão emitidos alertas diários para a população através das redes sociais, grupos de WhatsApp, aplicativo PROXI e carros de som com o objetivo de informar caso for necessário a evacuação de residências e comércios.
Nesse caso será acionado o Plano de Ação, alinhado com as secretarias executando a remoção de famílias, assim como a retirada de móveis e utensílios, animais etc. com todos os recursos necessários (caminhões, máquinas e equipamentos, efetivo) estarão de prontidão caso for preciso uma ação emergencial.
A Defesa através de embarcação própria estará de prontidão caso seja necessário salvamentos, retiradas de pessoas ilhadas entre outros, assim como o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros para auxiliar e apoiar o município nas ações necessárias, principalmente, nesse período.
Outras ações preventivas
A Secretaria de Obras está executando serviços de drenagem em alguns locais e dará início na próxima semana os trabalhos de desassoreamento do rio Santa Bárbara, por meio da empresa FJR Engenharia e Construções, vencedora da licitação. Também à Secretaria de Serviços Urbanos realiza a limpeza de canaletas, canais subterrâneos e laterais de rios e bueiros em bairros como Una, Recreio, Café Nacional e Matias.
Acom/PSGRA