Atividade faz parte do I Seminário Funcesi Azul – Entender Para Acolher
Previsto para 3 de abril, um dia após o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, o I Seminário Funcesi Azul – Autismo: Entender Para Acolher” promete uma abordagem bastante diversificada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Dentre as atrações, o público contará com palestras com temas atuais e importantes, como a comandada pela pedagoga Dra. Alexsandra Teixeira, intitulada “Autismo e Sexualidade”. Última atividade do dia, a ação pretende trazer uma nova perspectiva sobre a vida sexual da comunidade TEA e seus tabus.
“O ponto central será trazer um novo olhar sobre o corpo das pessoas com autismo. Nosso objetivo é mostrar que atrás do transtorno existe uma pessoa com conflitos e desejos”, explica Alexsandra.
Para a especialista, trata-se de um assunto pouco refletido. “Acho que o tema é muito pouco debatido. Desta forma, surgem muitos tabus e muita resistência, principalmente por parte dos pais”, completa
Foto: Arquivo pessoal
Sobre a palestrante
Formada em pedagogia e pós-graduada em Psicomotricidade, Alexsandra Teixeira possui formação em Psicomotricidade Educacional pela Curumim Psicomotricidade – RJ e pós-graduação em Psicomotricidade no Autismo e outros transtornos pela CBI of Miami. Atualmente, é estudante de Psicanálise Winnicottiana pelo Instituto Espacial Psi Edu – RJ e faz parte da diretoria do CONAP (Conselho Nacional de Psicomotricista), além de ser sócia titular da ABP (Associação Brasileira de Psicomotricidade). Formada em Pedagogia, se encontrou verdadeiramente na área da Psicomotricidade, pela qual atende até hoje.
Sobre o evento
No dia 3 de abril, o auditório do Centro Universitário Funcesi receberá o “I Seminário Funcesi Azul – Autismo: Entender Para Acolher”, evento que promete ser referência na conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Organizada pelo Instituto Social Actus, a iniciativa será realizada pela instituição de ensino itabirana e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel). Também apoiarão o seminário a Associação das Mães, Pais e Amigos dos Autistas de Itabira (AMA), a Prefeitura de Itabira, a Câmara de Itabira e o portal DeFato Online