Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que três adolescentes retiram o corpo de um túmulo e fazem piadas sobre o cadáver. Elas foram identificadas e ouvidas pela Polícia Civil do Paraná, que concluiu a investigação neste sábado (22).
As adolescentes, que possuem idades entre 14 e 17 anos, são suspeitas de ato infracional análogo ao vilipêndio de cadáver. O vídeo chegou ao conhecimento dos policiais na quinta-feira (20), afirma a delegada Juliana Cordeiro.
Nas imagens, as jovens estão “ultrajando, zombando, de uma ossada humana em um cemitério de Piraquara”, na Região Metropolitana de Curitiba.
Agora, a investigação foi encaminhada à Vara da Infância e Juventude de Piraquara para aplicação da medida socioeducativa. Três das meninas são irmãs. As jovens confirmaram serem autoras do vídeo, porém disseram que o túmulo já estava aberto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As adolescentes relataram que agiram por “curiosidade”, e que não sabem relatar qual túmulo era. O fato teria ocorrido há mais de um mês.
Os pais das adolescentes foram acionados e disseram saber do episódio. Eles foram intimados à irem até a delegacia, e devem comparecer em data marcada no Ministério Público do Paraná (MP-PR).
O que é vilipêndio de cadáver
O crime de vilipêndio de cadáver é previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro, e pode ser definido como “crime contra o respeito aos mortos”. Quem é condenado pelo crime pode ter que cumprir de um a três anos de reclusão.