Produtos irregulares foram encontrados em estabelecimentos da cidade
A Secretaria Municipal de Saúde (SME) está intensificando a fiscalização nas farmácias de Itabira para coibir a comercialização de pomadas modeladores para cabelo proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Durante as ações, produtos irregulares já foram identificados e recolhidos pela Vigilância Sanitária do município.
A medida foi reforçada após o registro de um caso atendido pela SME, durante o Pré-Carnaval de Itabira, onde uma mulher apresentou fortes dores, irritação nos olhos e no couro cabeludo, além de visão turva, após utilizar uma pomada de comercialização proibida. Após exames oftalmológicos, foi constatada queimadura nas córneas da usuária.
A SMS alerta a população para que fique atenta, pois o produto que não é liberado pela Anvisa para comercialização pode causar graves
consequências como queimaduras, queda de cabelo e problemas oculares de grandes proporções. Recentemente, a agência nacional publicou uma lista de pomadas modeladoras autorizadas para venda no comércio. A listagem pode ser consultada no link:
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas.
Confira orientações da Vigilância Sanitária:
– Não utilize pomadas para cabelo sem antes verificar se possuem registro na Anvisa;
– Em caso de sintomas adversos, suspenda o uso imediatamente e procure
atendimento médico;
– Denuncie estabelecimentos que comercializam produtos proibidos.
A Vigilância Sanitária Municipal segue atuando para garantir segurança à
população. Para denúncias e informações ligue: 3839- 2675.